domingo, 8 de janeiro de 2012

Donuts

aiai, eu não paro quieta mesmo, né? Agora resolvi fazer donuts.
Decidi tentar um pouco de cada coisa, pra conseguir identificar pontos fortes e fracos. E.. novidade!!! Me inscrevi em um curso para decoração de cupcakes, é uma das coisas que eu mais gosto de fazer. Gostei muito de fazer biscoitinhos também, mas cupcakes permitem "inventar" mais, colocar um pouco mais de criatividade, sabe?

Bom, voltando aos donuts.
Oh coisinha trabalhosa! kkkk é a mais trabalhosa das receitas que eu fiz até hoje, na minha opinião, é claro.
Usei a receita do Edu Guedes. E cheguei a conclusão de que minhas xicaras devem ser mutantes, porque as medidas que eu usei pra todos os ingredientes acabou precisando de 4 xicaras e 1/2 de farinha de trigo pra alcançar o ponto certo.
A receita ficou assim:

  • 3/4 xícara de manteiga
  • 1 xícara de açucar
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de leite
  • 4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher sopa de fermento
  • 1 colher de sopa de essencia de baunilha

Bate a manteiga e o açúcar, acrescenta os ovos, bate um pouquinho pra incorporar, adiciona o leite e a essencia, bate mais um pouco. Peneira a farinha com o fermento e vai jogando aos poucos na massa até chegar ao ponto de mexer com as mãos sem grudar nos dedos. Deixa a massa descansar no mínimo 40 minutos pra ela poder crescer, depois é só abrir a massa com mais ou menos 1cm de espessura e cortar o formato desejado, nesse caso fazendo uma rosquinha (eu usei um copo e uma tampinha de garrafa pet pra fazer o furo no meio). Depois é só deixar descansar mais meia horinha e leva pra fritar!
Bom, senti na pele o que acontece se você não mantiver o fogo baixo o tempo inteiro. O donut acaba ficando pretinho por fora e cru por dentro, o que não é nada legal. A quantidade de óleo que eu coloquei foi o suficiente pra quase mergulhar o donut no óleo, é importante prestar bem atenção na hora da fritura, pois eles crescem bem rápido, quase que imediatamente, e é legal ir virando o donut ao longo da fritura pra igualar os dois lados. Quando ele ficar douradinho, já pode tirar.
Uma dica newbie: Pra saber se eu tava deixando no fogo tempo suficiente, fritei uma bolinha pequena da massa antes dos donuts e chequei o ponto ideal.

O resultado ficou uma delícia! Meu namorado comeu uns 3, adorou! Mas, para aqueles que tem alguns quilinhos que não te pertencem, não sigam o exemplo dele!! kkkk

Ah, quase ia esquecendo da cobertura!
Eu fiz bem básico, derreti chocolate e cobri a parte superior dos donuts com o chocolate e jogando granulado em cima. Acabei não fazendo nenhum recheio, mas da proxima farei marshmallow. Pra rechear é só abrir o donut no meio com uma faca e colocar o recheio!
Coberturas e recheios vão mais da criatividade, pode colocar ganache, buttercream, marshmallow, e muuuuitas outras coisas.

Como sempre, eis aqui uma foto do resultado:



A receita rendeu 13 donuts e 1 mini! Simplesmente deliciosos!!
Vou seguir o conselho do meu sogro e começar a valorizar mais a estética, colocar em embalagens mais bonitinhas, beleza atrai muito a atenção das pessoas!

Até mais!

3 comentários:

  1. Geeente, donuts são fritos ? Nem imaginava isso. Acho eles legais, nunca comi só pq nunca achei onde vendesse por aqui, não que eu lembre. Se seu namorado comeu três, devem ser bons, a não ser que ele seja exótico pra comida, vai saber...
    Olha, de qualquer forma, inclua eles na sua lista de vendas, por favor!kkkk
    Um beeeijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero provar e me sentir um policial norte-americano gordo!!!

    ResponderExcluir