quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Biscoitinhos de Baunilha

Sim, biscoitINHOS. Bem pequenininhos mesmo! Como sou nova na arte de cozinhar, não tenho todo o material necessário, então faço o que posso com o que tenho!
Quando fiz a pasta americana, pensei "preciso de um cortador pra fazer formas bonitinhas na pasta", daí comprei um kit de mini cortadores de coração, o maior deles mede 3,0 cm. Só que essa semana vi uma receita de biscoito de baunilha no blog thecookieshop ( a receita é essa daqui ) e resolvi fazê-los usando os cortadores pequenininhos mesmo, eu achei super meigo o resultado.
Na prática minha receita ficou assim:
  • 1 xícara de manteiga (+/- 200 gramas)
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 ovo
  • raspinhas de meio limão
  • 1 colher de sopa de essencia de baunilha
  • 3 e 1/2 xícara de farinha de trigo
Acabei colocando mais farinha de trigo porque com 3 xícaras não consegui chegar na consistência ideal para mexer com as mãos (que é aquele ponto quando não gruda mais nos dedos).
Basicamente bate a manteiga e o açúcar até ficar cremosinho, acrescenta o ovo, as raspinhas e a essência, mexe até incorporar tudo e a farinha de trigo eu prefiro ir adicionando bem aos pouquinhos, pra não acabar perdendo o ponto. O que eu faço é acrescentar a primeira xícara e misturar ainda na batedeira, a partir da segunda xícara misturo com a colher de pau, até chegar no ponto de mexer com a mão.
Chegando nesse ponto, embrulhei no plástico filme e botei na geladeira por 1 hora (fui assistir um pedaço de Gigantes de Aço com a minha mãe, fica aí mais uma recomendação!).
Depois que tirei da geladeira, vem aí uma parte que eu acho importante, coloque a massa no meio de duas folhas de plástico filme, fazendo um sanduiche mesmo! Só aí você usa o rolo pra abrir a massa. O plástico protege a massa e ela abre bem lisinha. Depois é só fazer o formato desejado, eu usei mini cortadores de coração.
Na hora de colocar no forno, basta forrar a assadeira com uma folha de papel manteiga, e levar ao forno pré aquecido a 180º. Deixa 10~13 minutos a depender do forno e tá pronto!

Eis aqui meus biscoitinhos:




Acreditem ou não, essa receita rendeu 190 biscoitinhos. É muito biscoito, minha gente!! Lembrando que são bem pequenos, um coraçãozinho 3 x 3 cm.

Resultado, todo mundo A-D-O-R-O-U. Fez o maior sucesso!

2 comentários:

  1. Olha, meu primeiro comentário no blog \õ

    Morria sem saber que voce se interessava por cozinha, e voce tá aí toda empolgada falando sobre forminhas, cortadores, docinhos e bolinhos, essas coisinhas bonitinhas *-----------*. Pelo que eu vi você é uma "especialista em comida de boneca", e leva bastante jeito pra coisa. Eu não sei fazer quase nada disso, a última vez que eu fiz um bolo foi no ultimo dia do ano de 2010, ou seja já tem mais de um ano. E eu só fiz esse bolo pq fiquei encantada com a receita de um bolo verde (sim, por fora ele é "cor de bolo" e por dentro ele é verde. Coisa linda!) e resolvi tentar e até deu certo, todos sobreviveram depois de comer. E sobre a receitinha do post aí de cima, esses biscoitinhos me lembra uns que eu fazia quando eu tinha uns 10/11 anos e não tinha nada pra fazer em casa. Só que eu fazia de qualquer forma, não ficava bonitinho desse jeito, claaaaro. Continue postando seus avanços na cozinha, me divirto com essas coisas. :)
    Um beijo, Mila.

    ResponderExcluir
  2. Tinha que ser em formato de coração??? :p

    Achei massa essa sua nova empreitada! Parabéns!!!

    ResponderExcluir