terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Petit Gateau!

Tá aí uma coisa bem legal, descobrir que uma receita que você ama é uma coisa MUITO fácil de fazer!!
Foi até engraçado que eu fui procurar a receita com o espírito de "É né? Seja o que Deus quiser.." Mas quando vi a receita cheguei a abrir o maior sorriso!

Bom, a receita correta é a seguinte (rendeu 7 bolinhos):

  • 200g chocolate meio amargo
  • 2 colheres sopa manteiga*
  • 100g açúcar (1/2 xícara)
  • 2 ovos inteiros
  • 2 claras
  • 2 colheres sopa farinha de trigo (é só isso mesmo!)

*Quanto à manteiga, eu sempre uso margarina com 80% de lipídios, pode ser a Qualy. Aproveitando o embalo, outro porém é que eu não usei 2 ovos e 2 claras, usei 3 ovos inteiros, li que dá um resultado bem parecido, e posso dizer por experiência própria que ficou uma delícia!

O modo de preparo também é super simples e a ordem que bate os ingredientes também não faz tanta diferença, mas eu fiz assim:

  • Primeiro de tudo, ligue o fogo e deixe aquecendo em fogo alto
  • Derreta o chocolate em banho maria, ou no microondas (lembrando que no microondas tem que tirar a cada 25 segundos pra mexer, senão queima! Falo disso melhor quando postar as trufas que fiz) e deixei esfriando;
  • Na batedeira bata o açúcar com a margarina até ficar clarinho e fofinho (hábito de quem faz cupcake);
  • Acrescente os ovos e bata até misturar bem;
  • Agora com a espátula coloque o chocolate que já tava morninho e mexa até ficar homogêneo;
  • Coloque a farinha de trigo (peneirada pra não fazer bolinha) e mexa até misturar direitinho;
  • Depois é só levar pro fogo (como eu disse, ALTO! Tem que ser alto pra dar aquele efeito de assado por fora e derretidinho por dentro) entre 7 e 10 minutos, até você sentir a superficie consistente. Nesse caso furar palito não diz o ponto certo, porque ele precisa estar derretido por dentro, é característico dele! Só dá uma apertadinha de leve com o indicador e sente se já dá pra desenformar;
  • Ah, detalhe, já ia esquecendo, tem que untar a fôrma! Usei a minha fôrma de cupcake. Com manteiga e farinha de trigo. Uma dica pra quem quiser, é cortar círculos de papel manteiga e forrar o fundo das forminhas. Eu fiz sem o papel manteiga, não grudou, mas a dica é bem válida.


Esse bolinho é servido quente com sorvete e calda, simplesmente delicioso!! A graça é o contraste sorvete gelado com o bolinho quente.
A melhor parte de cozinhar é a satisfação de ver que todo mundo gostou. Fiz até meu namorado sair da dieta e comer não só um, mas DOIS!!

Bom, outra coisa é que minha irmã levou minha câmera, então no momento conto apenas com um celular meia boca, fazer o que? E também tirei essa foto depois de todos comerem, ou seja, o bolinho já tava frio, e quando ele fica frio vai ficando meio murcho. Fiz o possível pra trazer uma foto bem legal! Espero que dê pra ver!


Perceba que o meio fica com uma coloração mais escura, é o chocolate derretido de dentro. Combina melhor com sorvete de creme, aqui só tinha napolitano, mas é delicioso de qualquer forma!!

2 comentários:

  1. Putz... Eu querendo emagrecer e você me trollando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando quiser marque um dia que eu faço você sair da dieta também!!! kkkkkk

      Excluir